segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sono perdido, abacaxi e bem-te-vi.

Hoje o primeiro bem-te-vi cantarolou às 05:14 da manhã, foi um cantar disperso e intenso que fez vibrar tonante aos pés dos meus ouvidos. Agudo e com dor. Tudo isso por que levei um chá de cadeira, aliás, um chá de cama de mim mesmo por não ter conseguido atingir a plenitude da paz interior: o sono sonhado da noite. Meu pai, em ritual diário, partiu ao banheiro no mesmo minuto, mas, diferentemente de mim, pouco depois voltou a sonhar.
Ray-ban e fusca: fui à praia tomar um sol e caminhar, talvez pudesse andando, colocar o pensamento no céu e descançar a mente. Foi divertido. A turma do passeio matinal na orla é um barato! Velhos aposentados loucos pra soltar a piada do dia, senhoras hipertensas com flocos de puddle de baixo do suvaco, atletas, garis, mulheres, carros, música, frutas e um bom banho de vento era o que desenhava o dia desde cedo no seio leste da Filpéia amada. Me senti mais solto, mais leve, como quem tomba e nunca cái.
No meio do passeio, encontrei um senhor gordo vendendo abacaxis e sem muito esperar solicitei-o que me colocasse às mãos o mais graudo. Sorri um sorriso fardo, ao me imaginar devorando-o no almoço. Em jejum, e sem poder comer o abacaxi por causa do almoço e do pH do meu estômago, caminhei bastante até a padaria mais próxima. Ao entrar no recinto, as curvas sinuosas da balconista me chamou atenção. Ligeiramente, pedi um sanduíche de frango e um suco acerola. Ela estava em treinamento, e eu treinei muito a minha paciência, que não esgotou por ver depois do mar, aquele violão.
Depois de satisfeito, caminhei de volta até o carro, estava mais triste, acho que foi a comida. Voltei pra casa pensando em ter comido cuzcuz com ovo, talvez pudesse ter caído melhor. E ainda cá, estou com o mesmo pensamento. Agora passou. Mesmo sem poder comer o que pensei que poderia comer me sinto feliz ao saber que o abacaxi tá guardado pro almoço!Espero que amanhã eu possa comer cuzcuz com ovo. Torço para que o bem-te-vi atrase o canto na minha janela, ou esteja eu numa janela bem maior.

3 comentários:

  1. Dessa vez tu ouviste. Que interessante! Ouviu o bem-te-vi que canta todos os dias na tua janela. E nem precisou ir a Ugo Guimarães.
    Um óculos (ainda mais um Ray-ban) e um carro (ainda mais um fusca, ainda mais Magildo) é o estereótipo do sair sem destino. A grande maioria das vezes que faço isso, com um Ray-ban e meu carro vermelho, também acabo parando em frente ao mar. Acho que pelo romantismo que a maresia inspira, na solidão ou na solitude. Pela tranqüilidade e a impossibilidade de se incomodar. Sentimos-nos a vontade em frente ao mar, do mesmo jeito que um homem se sente a vontade em se perder (ou se achar) nos braços e nas curvas sinuosas de uma mulher. Contemplar o belo sempre nós acalma, voltar pra casa às vezes é inquietante; é voltar à rotina e aos problemas que nos fizeram procurar o mar e/ou as curvas sinuosas.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Essa descrição do mar foi muito boa. Pude sentir a excitação das minhas glândulas com a primeira mordida do abacaxi, como também o calor do sol da manhã, a sensação que da quando estamos num ambiente diferente com uma certa agitação num horário meio incomum. Me senti altamente transportado com todas essas descrições.

    ResponderExcluir
  3. Te vi em cada palavra e lembrei daquela manhã de domingo que te encontrei por lá.
    Já tive vontade de comprar um abacaxi também e degustá-lo da mesma forma, mas os mesmos problemas que você citou...também acontecem comigo!!!
    Que espera por devorar um abacaxi...
    Bruno, você é demais!!!

    ResponderExcluir